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Abstract(s)
O crescimento que as redes sociais obtiveram nos últimos tempos veio fornecer uma importante oportunidade para aumentar o envolvimento dos adeptos com as organizações. Através das redes sociais, é possível cocriar conteúdo e o engagement desejado pelos adeptos. Engagement este que pode aumentar as vendas, tendo por isso uma importância grande para as organizações desportivas, nomeadamente os clubes de futebol. No entanto, não há estudos na literatura que diferenciem de que forma as dimensões dos clubes, definidas pelo número de adeptos, seguidores nas redes sociais, títulos e orçamento, nos diferentes períodos competitivos, podem alterar a comunicação mais eficaz para gerar o engagement desejado pelos adeptos e que beneficie o clube. Neste contexto, este estudo teve como objetivo principal perceber e identificar os conteúdos que geram um maior engagement nas redes sociais entre os seguidores de clubes de futebol de diferentes dimensões, em períodos com e sem eventos desportivos. Para tanto, foi realizado um estudo com um método misto e amostra de todos os clubes da Liga Portugal Bwin, na época 2021-2022.
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Keywords
Marketing desportivo Marketing digital Adeptos Redes Sociais