Repository logo
 
Publication

A importância da marca no turismo: o caso da entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal

dc.contributor.authorMartins, Hugo
dc.contributor.authorSilva, Carlos
dc.contributor.authorPinheiro, António
dc.contributor.authorGonçalves, Eduardo
dc.date.accessioned2025-03-13T14:38:54Z
dc.date.available2025-03-13T14:38:54Z
dc.date.issued2021-10
dc.description.abstractNas últimas décadas o conceito de marca tem sido associado ao turismo, funcionando como uma ferramenta de marketing. Os destinos turísticos passaram a ser vistos como empresas e começam a utilizar a marca como forma de atrair e fidelizar o visitante. A marca assenta numa perspetiva de criação de valor funcionando como estratégia de diferenciação num mercado cada vez mais competitivo. Neste enquadramento, o estudo aqui apresentado procurou perceber como a entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal tem desenvolvido o seu marketing através do conceito de marca. Em termos metodológicos, numa primeira parte foi feita uma análise da literatura sobre o conceito de marca, associada ao turismo, e numa segunda parte analisaram‑se as estratégias adotadas pela entidade alvo do nosso estudo. Como principais conclusões, constatou‑se que esta entidade procurou criar uma marca própria, agregadora de todos os produtos estratégicos âncora e produtos complementares, das suas sub‑regiões com vista a promover os seus recursos naturais e patrimoniais, transmitindo a ideia de um destino cosmopolita e glamoroso, com história e tradição.por
dc.identifier.doi10.25145/j.pasos.2021.19.049
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.24/2706
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.uriN/A
dc.subjectMarca
dc.subjectTurismo
dc.subjectPersonalidade da Marca
dc.subjectBranding do Destino
dc.subjectPorto e Norte de Portugal
dc.subjectEntidade Regional
dc.titleA importância da marca no turismo: o caso da entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugalpor
dc.typetext
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage762
oaire.citation.issue4
oaire.citation.startPage753
oaire.citation.titlePASOS- Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
oaire.citation.volume19
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A importância da marca no turismo- o caso da entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal.pdf
Size:
311.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: