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PERCEÇÃO DOS ATRIBUTOS DO SERVIÇO ANTES E APÓS O REPOSICIONAMENTO: ESTUDO DE CASO DE UM CLUBE DE FITNESS

dc.contributor.authorGonçalves, Celina
dc.contributor.authorMeireles, Pedro
dc.contributor.authorCarvalho, Maria José
dc.date.accessioned2021-04-21T09:11:37Z
dc.date.available2021-04-21T09:11:37Z
dc.date.issued2014-05
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo perceber se existem diferenças na perceção dos sócios de um clube de fitness, antes e após o seu processo de reposicionamento estratégico. Foram recolhidos dados no respetivo Clube de fitness em 2009, amostra com 154 sócios, e recolhidos novamente, depois do reposicionamento estar estável em 2014, com uma nova amostra de 151 sócios. O instrumento utilizado foi parte de um questionário, já validado para o mercado do fitness em Portugal (Gonçalves, 2012), sobre a perceção dos serviços de fitness. A análise de dados foi realizada com o software SPSS Statistics efetuando-se análise descritiva (através de medidas de localização, medidas de dispersão, medidas de forma, tabelas de frequências e diagramas de barras). Utilizou-se ainda o coeficiente alfa de Cronbach para analisar a consistência interna geral do questionário e por dimensão. Os resultados indicam que a identificação do clube não foi alterada com o reposicionamento, pois os sócios continuam a reconhecer o seu clube como familiar e diversificado. A perceção geral sobre o clube, ou seja a diferenciação, melhorou após o seu reposicionamento estratégico, contudo, nem todos os atributos das suas dimensões têm o mesmo valor para o sócio. No presente estudo é a dimensão Imagem que contém os itens melhor percecionados pelos sócios, em ambas as recolhas, embora esta perceção tenha sido melhor, em 2014, após a alteração de posicionamento. As dimensões Recursos e Serviços, seguem-se à Imagem, evidenciando-se igualmente uma melhoria na perceção após o reposicionamento. Assim, o presente estudo reforça a importância da contínua investigação da perceção dos atributos do serviço para cada contexto para se perceber quais os atributos que devem ser mantidos, melhorados ou mesmo alterados, bem como, demonstra a importância da constante adaptação das organizações de fitness às exigências do mercado.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.24/1665
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectReposicionamentopt_PT
dc.subjectFitnesspt_PT
dc.titlePERCEÇÃO DOS ATRIBUTOS DO SERVIÇO ANTES E APÓS O REPOSICIONAMENTO: ESTUDO DE CASO DE UM CLUBE DE FITNESSpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage46pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titleRev. Intercon. Gest. Desportpt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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