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- Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Guerner, Filipa AzevedoO presente documento expressa, de uma forma reflexiva, a minha experiência como estudante estagiária ao longo do ano letivo de 2022/2023. A Prática de Ensino Supervisionada corresponde a uma unidade curricular presente no segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Maia, que tem como objetivo a aquisição de grau de Mestre. As escolas cooperantes, onde tive a oportunidade de realizar a prática pedagógica em turmas do 1.º ciclo (2.º ano), do 2.º ciclo (6.º ano) e do secundário (12.º ano), situam-se no concelho de Vila Nova de Gaia. Esta prática pedagógica foi realizada sob a orientação de uma professora Supervisora, expert na supervisão da prática pedagógica, da Universidade da Maia, e de uma professora Orientadora Cooperante, professora de Educação Física experiente, que pertence a uma das escolas cooperantes. Para a construção do Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, tive em consideração as normas escritas no Documento Orientador da Prática de Ensino Supervisionada da Universidade da Maia, do ano letivo 2022/2023.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na E.S.J.G.ZarcoPublication . Moreira, José Carlos Monteiro MendesO documento que se segue representa o culminar do processo complexo denominado de Prática de Ensino Supervisionada, e que decorre no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Maia, no ano letivo 2022/2023. O núcleo de Prática de Ensino Supervisionada da respetiva instituição educativa foi constituído por três estudantes estagiários, um orientador cooperante e uma supervisora, que acompanharam todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo. O presente documento visa retratar o caminho percorrido por um futuro Professor de Educação Física. No decurso deste caminho, a panóplia de competências adquiridas na formação inicial é colocada à prova através de novos e diversificados desafios. O confronto com a realidade, a busca incessante por respostas, a (re)construção de novas ideologias e o desenvolvimento pessoal e profissional, num processo sistemático de adaptação e reinvenção, adquire um contributo fundamental na construção da identidade profissional.
