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- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Inês de CastroPublication . Santiago, Pedro Miguel dos Santos MoreiraO presente documento consiste no relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserido no segundo ano do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Maia, realizado na Escola Secundária Inês de Castro. O núcleo da PES é composto por dois estudantes estagiários, as professoras cooperantes (OC) e o professor supervisor (SV). O principal objetivo deste documento é retratar os acontecimentos que marcaram o percurso do estudante estagiário (EE), as dificuldades encontradas, e a forma como foram ultrapassadas.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Inês de CastroPublication . Ferraz, Tomás Marques VilaNo decorrer deste ano letivo, tive a possibilidade de conseguir integrar a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo este, como objetivo a formação de novos professores de educação física. Na Prática de Ensino Supervisionada existem vários estudantes estagiários sendo estes acompanhados por um orientador cooperante e um supervisor ligado à Universidade da Maia. Esta unidade curricular decorre durante todo o ano letivo escolar e os alunos têm de colocar em prática os conhecimentos que foram adquirindo no primeiro ano do mestrado. Ao longo do ano letivo, realizei os diversos planeamentos (aula, semestrais e anuais). O planeamento anual e, consequentemente, o planeamento semestral vão de encontro com as aprendizagens essenciais do ano de escolaridade em que estive a lecionar. Através das diversas modalidades que lecionei, consegui implementar nas turmas onde estava inserido diversos modelos de ensino centrados no aluno (modelo de educação desportiva, modelo de aprendizagem cooperativa e teaching games for understanding), contudo, numa fase inicial, recorri ao modelo de instrução direta de modo a obter um maior controlo da turma naquela que seria a minha primeira abordagem como estudante estagiário.
