Browsing by Issue Date, starting with "2015-03"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionaisPublication . Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Pinto, Ana Isabel; Cadima, Joana; Barros, Silvia; Pessanha, Manuela: A creche representa, atualmente, um dos contextos principais de desenvolvimento de bebés, sendo a transição do contexto familiar para a creche um momento crítico para os bebés e respetivas famílias (e.g., Balaban, 2011; Merril, 2010). O presente estudo visa descrever as práticas de transição de bebés do contexto familiar para a creche, implementadas em instituições da grande área metropolitana do Porto, Portugal, assim como conhecer a utilidade destas práticas tal como percebida pelos profissionais a desempenhar funções nos berçários. No âmbito do projeto de investigação "Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé", 90 profissionais de educação responderam, entre Setembro de 2013 e Março de 2014, ao Questionário sobre características estruturais - Berçário (ECCE Study Group, 1997, adaptação de Barros, Pessanha, Pinto, & Cadima, 2013) e ao Questionário sobre práticas de transição dos bebés para a creche (Peixoto, Pinto, & Barros, 2013). Pese embora alguns constrangimentos à implementação de determinadas práticas, os resultados ilustram a preocupação dos profissionais com a adaptação dos bebés e das suas famílias ao contexto de creche, na medida em que estes relatam a implementação de um conjunto diverso de práticas de transição recomendadas na literatura