Browsing by Author "Pratas, Joaquim"
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- Attracting Tourists in a creative way: the importance of Culture: The Porto’s 2001 European Capital of Culture experiencePublication . Pratas, Joaquim“Mega-events” describe happenings of international importance and high profile which have a major impact on the image of the host city. These events supply prestige to the host cities, and afford a profile related with the welcomed activities, and a important tourism potential. If mega events are of a sufficiently high quality then people will be prepared to travel some distance to attend. The “European Culture Capital” (ECC) mega event was created with the main objectives of bringing close together the people of the EU member states through cultural expression, and to give the EU and its cities an attractive image.Nowadays is a powerful tool to attract cultural tourists, promote urban and economic renewal and development in the cities.In this paper we will analyse the importance of “ECC” event to cultural tourism development,cultural publics enlargement, city’s equipments renewal, residents pride generation and “local” creative industries enhancement. Through “Porto 2001” event and its realizations, a critical discussion will be developed. Several short and long run will be identified, as well as implications in terms of city’s image. In this case-study, we will also verify the aims’ heterogeneity that’s present in this events development, which not permeates an exclusive “tourism analysis”
- CONTEÚDOS DE COMUNICAÇÃO E DE POSICIONAMENTO DAS MARCAS DESTINO TURÍSTICO EM BROCHURAS E FOLHETOS TURÍSTICOSPublication . Pratas, JoaquimAs brochuras são um dos meios de comunicação mais importantes ao dispor das marcas destino turístico, para transmitir os conteúdos que desejam às suas audiências alvo, tanto no meio tradicional, como no meio digital. Na definição dos seus conteúdos de comunicação, as marcas destino turístico em conjunto com as suas agências criativas, podem escolher os atributos que desejam enfatizar, e as estratégias criativas e os elementos execucionais que vão transmitir aos turistas potenciais, para melhorarem a sua imagem na mente destes. Através desta lista de possibilidades criativas, qualquer solução criativa pode ser desenhada. No entanto, estes três componentes de comunicação (atributos, estratégias criativas e elementos execucionais) têm sido alvo de estudos de forma “individual”, pelo que tendem a ser menos úteis do que poderiam no desenvolvimento das soluções criativas, na medida em que não reflectem as necessidades das marcas e das agências criativas inerentes ao desenvolvimento do processo criativo. Este trabalho permite ultrapassar esta lacuna, através do desenvolvimento de um modelo integrado que relaciona os atributos que as marcas pretendem comunicar, com as estratégias criativas utilizadas (o que é “dito” na comunicação). Permite ainda relacionar as estratégias criativas com os elementos execucionais (a “forma” como é dita a mensagem aos turistas potenciais). A contribuição para o conhecimento teórico deste trabalho passa desta forma por conhecer as relações entre os atributos que as marcas desejam comunicar, as estratégias criativas e os elementos execucionais que as enformam. Este trabalho permitiu ainda perceber as principais tipologias de componentes dos conteúdos de comunicação utilizadas pelas marcas destino turístico, na abordagem ao mercado português. São ainda referidas diversas implicações para a gestão das marcas destino turístico, relacionadas com a relevância e diferenciação dos seus conteúdos de comunicação que podem ser conseguidas através do conhecimento e utilização destas relações.