Publication
O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente
dc.contributor.author | Inês, Paula Cristina Soares | |
dc.date.accessioned | 2023-10-13T15:03:40Z | |
dc.date.available | 2023-10-13T15:03:40Z | |
dc.date.issued | 2022-01 | |
dc.description.abstract | As relações interpessoais em contexto educativo, quando significativas e positivas, acarretam benefícios para os/as docentes, quer a nível profissional quer a nível pessoal, daí a importância de estudar a associação da qualidade destas relações com dimensões importantes para o bem-estar, ajustamento psicológico e desempenho dos/as docentes. Assim, quanto mais soubermos sobre esta associação melhor uso podemos fazer dos seus benefícios nas intervenção em contexto escolar, com vantagens para todos os intervenientes desta comunidade. Neste sentido, a presente investigação teve como principais objetivos explorar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição dos/as docentes, relativamente ao/à superior/a hierárquico/a, e variáveis importantes para a qualidade do ensino e do clima social da escola, nomeadamente: a relação docente-aluno/a, a satisfação profissional dos docentes e a perceção de autoeficácia dos/as docentes. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.24/2243 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aceitação-Rejeição | pt_PT |
dc.subject | Satisfação profissional | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
dc.subject | Docentes | pt_PT |
dc.title | O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |