Sousa, João Marcelo Veloso de2023-10-172023-10-172022-07http://hdl.handle.net/10400.24/2323Na atualidade, o desporto acompanhou a evolução permanente da sociedade, tornando-se num fenómeno cultural com propensão nas vertentes da saúde, lazer, turismo, relações, moda e inclusão social. Com isto, os clubes sentiram a necessidade de atingir patamares como nunca antes vistos, estabelecendo negócios internacionais para transformar os clubes numa Marca e os adeptos os seus consumidores. A temática do relacionamento dos adeptos com o clube é de extrema importância, visto que as estratégias da gestão dos clubes desportivos tiveram de começar a englobar conceitos como o Amor, para conseguir atrair mais consumidores e aumentar os seus números. Desta forma na revisão da literatura, são apresentadas várias definições, tais como o Valor da Marca e do que se trata o Amor à Marca, interligando com o mundo desportivo. Verificou-se que não existem muitos estudos na área que abordem os clubes portugueses, como os três grandes clubes, Sport Lisboa e Benfica (SLB), Futebol Clube do Porto (FCP) e Sporting Clube de Portugal (SCP). Assim, esta investigação tem como objetivo estudar os antecedentes do Amor à Marca e as suas possíveis consequências nos adeptos do desporto português.porMarcaClubes desportivosAmor à Marca nos clubes desportivos portuguesesmaster thesis