Rocha, PedroBelo, AntónioGonçalves, Francisco2014-10-212014-10-212013http://hdl.handle.net/10400.24/160Conhecer o lugar que a atividade físico-desportiva representa nos tempos livres dos jovens é importante a fim de conhecer as atividades preferidas, assim como o tempo despendido no exercício das mesmas. Devido a uma conceção de que os jovens da Beira Interior possuem baixos níveis de prática físico-desportiva extracurricular, surgiu a necessidade de investigar o que leva os jovens a praticar, ou não praticar essas atividades. Estudos desenvolvidos na população portuguesa acerca desta temática, evidenciam que quanto mais elevado é o ano de escolaridade dos alunos, maior é o tempo dedicado à prática desportiva; relativamente à participação desportiva, esta é mais frequente nos jovens do sexo masculino do que nos do sexo feminino e as modalidades de futebol e natação assumem-se como as mais praticadas. Perante isto, o principal objetivo deste trabalho foi a caracterização da prática desportiva dos jovens alunos do 1º ano de cada ciclo de ensino de uma escola da região Cova da Beira. Os dados referentes a este trabalho foram recolhidos no ano de 2013, sendo utilizado como instrumento um questionário já aplicado. A amostra deste estudo foi constituída pela representatividade dos alunos que frequentam o 5º, 7º e 10º ano da referida escola, totalizando 132 alunos de ambos os sexos. Para o presente estudo utilizou-se a estatística descritiva. Da análise efetuada aos resultados obtidos, destaca-se: o valor de 68% de jovens que praticam atividade físico-desportiva, sendo inferior aos 83% dos jovens europeus, apresentando as raparigas valores mais baixos de participação que os rapazes e tendência para a participação ser mais elevada nos anos de escolaridade superiores; a principal razão que leva os alunos à prática desportiva é a preferência pela modalidade praticada.porA importância do desporto e atividade físico-desportiva na ocupação dos tempos livres e de lazer – O caso do Agrupamento de Escolas do Fundãoconference object