Inês, Paula Cristina Soares2023-10-132023-10-132022-01http://hdl.handle.net/10400.24/2243As relações interpessoais em contexto educativo, quando significativas e positivas, acarretam benefícios para os/as docentes, quer a nível profissional quer a nível pessoal, daí a importância de estudar a associação da qualidade destas relações com dimensões importantes para o bem-estar, ajustamento psicológico e desempenho dos/as docentes. Assim, quanto mais soubermos sobre esta associação melhor uso podemos fazer dos seus benefícios nas intervenção em contexto escolar, com vantagens para todos os intervenientes desta comunidade. Neste sentido, a presente investigação teve como principais objetivos explorar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição dos/as docentes, relativamente ao/à superior/a hierárquico/a, e variáveis importantes para a qualidade do ensino e do clima social da escola, nomeadamente: a relação docente-aluno/a, a satisfação profissional dos docentes e a perceção de autoeficácia dos/as docentes.porAceitação-RejeiçãoSatisfação profissionalAutoeficáciaDocentesO Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docentemaster thesis