Moraes, Cayo Cesar2021-05-042021-05-042020http://hdl.handle.net/10400.24/1871Este trabalho apresenta uma visão acerca das novas tendências administrativas, aliadas às novas tecnologias, que impulsionam as empresas a gerar lucros, aumentando sua produtividade, agregando valor aos negócios e, ainda, traçando perfis de clientes e consumidores a fim de estimar suas preferências para manter-se ativo no mercado, marcado pela competitividade. Perante um cenário de crises políticas, econômicas e de sucessivos escândalos de corrupção, o Brasil apresenta uma economia bastante instável, sendo imprescindível conhecer, tanto a teoria, quanto a prática para que um gestor empresarial possa manter sua empresa competitiva, contrariando as estimativas de queda nas vendas, e de possível falência, dada as dificuldades do mundo globalizado e muito competitivo. Assim, a fundamentação teórica, suportada no levantamento bibliográfico, para a elaboração desta pesquisa, torna-se uma aliada do profissional da área, de modo a oferecer argumentos necessários para as boas práticas da gestão. Neste caso, o estudo realizado aborda a importância do Big Data para as organizações, focando na formulação de estratégias, tratamento e mineração de dados, relacionados, especificamente, ao estudo de caso da empresa Decathlon, que consegue destacarse em seu setor devido às suas práticas empreendedoras e do uso da metodologia adequadas, como o CRISP-DM, que a podem favorecer, conforme é verificado neste trabalho.porDecathlonGestão EmpresarialA IMPORTÂNCIA DO BIG DATA PARA A GESTÃO EMPRESARIALmaster thesis