Pereira, Bárbara Lopes2025-11-112025-11-112024-03-05http://hdl.handle.net/10400.24/2756As dificuldades na aprendizagem da leitura, nomeadamente a dislexia, apresenta uma elevada prevalência em contexto escolar e constitui um dos principais motivos de retenção nos primeiros anos de escolaridade. Por esse motivo, a identificação atempada destas dificuldades é essencial, assumindo os/as professores/as um papel fundamental na aquisição da leitura por parte dos/as alunos/as (Nascimento et al., 2018). É neste âmbito que se enquadra o presente estudo, o qual tem como objetivo geral analisar os conhecimentos dos/as professores/as sobre a dislexia e sobre práticas pedagógicas com alunos/as com dislexia. Participaram no estudo seis professoras (três professoras do 1.º ciclo do ensino básico e três professoras de educação especial). Os instrumentos de recolha de dados foram um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com recurso à análise temática.porDislexiaPráticas pedagógicasQuais os conhecimentos dos/as professores/as sobre a dislexia? Das conceções dos/as professores/as às práticas pedagógicasmaster thesis