Moreira, Ana Sofia Oliveira2023-10-132023-10-132022-09http://hdl.handle.net/10400.24/2239A investigação tem sugerido o papel relevante das competências socioemocionais dos/as docentes para conseguirem lidar eficazmente com os desafios associados à sua prática, dado o impacto direto destas competências no seu bem-estar e dos/as alunos/as, e na qualidade das práticas de aprendizagem socioemocional adotadas (e.g., Jennings & Greenberg, 2009; Jones et al., 2013), assim como o papel crucial da sua formação inicial para a promoção dessas competências (e.g., Schonert-Reichl, 2017). Considerando a relevância desta temática e a parca investigação a nível nacional, o presente estudo exploratório teve como objetivos caraterizar e comparar as competências socioemocionais de futuros/as docentes (estudantes de Licenciatura e Mestrado) ao longo da formação inicial e analisar os fatores sociodemográficos e académicos associados às suas competências socioemocionais.porCompetências socioemocionaisAprendizagem socioemocionalCompetências sociais e emocionais de futuros/as docentes: um estudo exploratóriomaster thesis