Ribeiro, João Pedro Pinto2023-11-222023-11-222023-02http://hdl.handle.net/10400.24/2410Videojogos, do ponto de vista acad´emico, tˆem sido estudados em rela¸c˜ao `as altera¸c˜oes que provocam nas pessoas, em particularmente nos jovens que s˜ao a grande maioria que utilizam os mesmos. Os videojogos provaram tamb´em ser uma ´otima fonte de aprendizagem e que, ao contr´ario de cren¸cas antigas, podem tornar o utilizador um pouco mais reativo e mais conectado com outros indiv´ıduos. No ˆambito deste trabalho, pretende-se descrever os que s˜ao considerados videojogos, tanto do ponto de vista acad´emico, como do ponto de vista de lazer, como s˜ao desenvolvidos e o ˆambito para que s˜ao criados. ´E revisto o planeamento para desenvolver um videojogo, com recurso `a tecnologia Unity Engine, com especial foco em design de n´ıveis num jogo multijogador e otimiza¸c˜ao de n´ıveis. Ser˜ao revistas t´ecnicas de design de n´ıveis, mecˆanica, jogabilidade e diversas t´ecnicas de otimiza¸c˜ao.porLevel designMultijogadorInteligência artificialOtimização de videojogosDesign de n´ıveis num videojogo multijogador (The abyss)master thesis