Jianes Meris Henzel de, Paula2024-07-162024-07-162023-09http://hdl.handle.net/10400.24/2509O desempenho escolar abaixo do esperado é motivo de preocupação para os profissionais de educação, estando associado a etiologia diversa. A dislexia é uma das dificuldades de aprendizagem com impacto no desempenho escolar dos/as alunos/as, caracterizada por défice na descodificação das palavras e automatização da leitura, bem como uma leitura pouco fluente e reduzida compreensão da mensagem escrita, ainda que sem problemas na compreensão oral. Estas dificuldades ocorrem em crianças com nível médio de inteligência, sem défices sensoriais e com adequada instrução escolar. A dislexia apresenta uma prevalência de 5% e 15% a nível mundial, sendo que em Portugal um estudo aponta que 5.4% dos alunos/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentam dislexia.porDislexiaInstrumentos de avaliaçãoAvaliaçãoMétodos de identificaçãoAVALIAÇÃO DE DISLEXIA EM CONTEXTO ESCOLAR: DAS CONCEÇÕES ÀS PRÁTICAS DOS/AS PSICÓLOGOS/ASmaster thesis