Ferraz, Tomás Marques Vila2025-11-112025-11-112023-10-02http://hdl.handle.net/10400.24/2753No decorrer deste ano letivo, tive a possibilidade de conseguir integrar a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo este, como objetivo a formação de novos professores de educação física. Na Prática de Ensino Supervisionada existem vários estudantes estagiários sendo estes acompanhados por um orientador cooperante e um supervisor ligado à Universidade da Maia. Esta unidade curricular decorre durante todo o ano letivo escolar e os alunos têm de colocar em prática os conhecimentos que foram adquirindo no primeiro ano do mestrado. Ao longo do ano letivo, realizei os diversos planeamentos (aula, semestrais e anuais). O planeamento anual e, consequentemente, o planeamento semestral vão de encontro com as aprendizagens essenciais do ano de escolaridade em que estive a lecionar. Através das diversas modalidades que lecionei, consegui implementar nas turmas onde estava inserido diversos modelos de ensino centrados no aluno (modelo de educação desportiva, modelo de aprendizagem cooperativa e teaching games for understanding), contudo, numa fase inicial, recorri ao modelo de instrução direta de modo a obter um maior controlo da turma naquela que seria a minha primeira abordagem como estudante estagiário.porPrática ensino supervisionadaEducação físicaRelatório da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Inês de Castromaster thesis