Resende, Catarina Silva2024-07-162024-07-162023-10http://hdl.handle.net/10400.24/2507O papel do docente na vida dos estudantes tornou-se cada vez mais essencial para o aumento do sucesso académico e consequentemente para a motivação escolar, por isso mostra-se necessário aprofundar a relação entre estes dois grupos (Lee & Ha, 2022; Soares et al, 2015). De referir ainda que, a maioria dos alunos que representam várias necessidades a nível educacional, como o abandono escolar, as faltas disciplinares constantes e insucesso escolar (Paula et al, 2019), são jovens que experienciaram momentos negativos e impactantes que influenciaram o seu normal desenvolvimento tanto a nível individual, social e educacional (Arora et al, 2015). Neste sentido, este estudo foi realizado como objetivos principais: compreender a importância da relação pedagógica na motivação escolar e comparar as perceções dos jovens em risco e dos professores.porRelação professor-alunoMotivação EscolarJovens em riscoO papel da relação professor-aluno na motivação escolar: perceção de jovens em risco e professoresmaster thesis