Peneda, João Henrique Queirós2023-11-222023-11-222022-09http://hdl.handle.net/10400.24/2406No decorrer deste projeto, ´e descrita a hist´oria por de tr´as dos videojogos, o que estes s˜ao, como evolu´ıram, os seus g´eneros e como se planeia programar um jogo com recurso ao Unity Engine e ao Netcode for GameObjects (solu¸c˜ao de Networking para Unity). Exploramse tamb´em alguns motores de jogos dispon´ıveis no mercado e tamb´em apresenta-se uma breve hist´oria da evolu¸c˜ao desses motores e algumas especifica¸c˜oes dos mesmos com comparação entre eles. D´a-se mais ˆenfase `a parte multiplayer do projeto, que ferramentas est˜ao dispon´ıveis no mercado, e algumas diferen¸cas entre elas. Fala-se tamb´em nos diferentes modos poss´ıveis de opera¸c˜ao de uma infraestrutura multijogador com as devidas funcionalidades de cada modo.porNetCode for GameobjectsMultijogador.Implementação de uma arquitetura multijogador num videojogo (The Abyss)master thesis