Nunes, Maria Fátima2016-06-022016-06-022011Nunes, Maria Fátima (2011). A crença no reality show Ponto de EncontroRevista de Letras, II, n.º 10 (2011), 389-406.http://hdl.handle.net/10400.24/491Nos anos 90 do século XX, a emergência e a consequente proliferação dos reality show nos ecrãs televisivos, são reveladores de mudanças sociais, particularmente a nível das relações entre a esfera privada e a esfera pública, da utilização do discurso na primeira pessoa de pessoas singulares que passaram a ter voz, a exprimir e partilhar os seus sentimentos, problemas, crenças no espaço público. O programa Ponto de Encontro foi um dos primeiros reality show da televisão privada portuguesa, que deu origem a este trabalho de investigação. A crença, construída por um ator social, no restabelecimento, através deste reality show, dos laços familiares e sociais, cuja rutura aconteceu de forma involuntária por razões de natureza política e social, ou seja, devido ao processo da descolonização, constituiu o objeto de estudo desta pesquisa em antropologia, que deu origem à dissertação de mestrado em Relações Interculturais, intitulada Da Visibilidade à Visualização das Pessoas Singulares.porreality showtelevisão portuguesaA crença no reality show Ponto de Encontrojournal article