Carvalho, Maria JoséBarros Filho, MarcosPaipe, GustavoBavaresco, GustavoSousa, MarisaFelipe, José Luis2021-04-272021-04-272018http://hdl.handle.net/10400.24/1752O objetivo do estudo foi identificar a perceção da qualidade de serviços e os seus efeitos nas intenções de recomendação dos participantes da Meia Maratona Douro Vinhateiro. Foram questionados 375 participantes através de um instrumento de recolha validado por especialistas. Procedeu-se à análise dos dados através de regressão linear múltipla entre as variáveis em estudo. Os principais resultados evidenciaram o percurso, a organização da Meia Maratona e a vida cultural da região como preditores significativos das intenções de recomendação do evento. Quanto às intenções de recomendar a região apenas o percurso obteve uma influência significativa. Uma forte relação entre o evento e a região foi identificada a partir dos valores preditivos do percurso nas intenções de recomendação. Tal constatação permite-nos enfatizar a importância do percurso na avaliação da qualidade de serviços em eventos de desporto. Os gestores com tais evidências científicas melhoram os seus conhecimentos e, consequentemente ficam mais habilitados para a otimização da gestão de eventos, mormente nos atributos relativos ao percurso e organização da corrida, bem como quanto à vida cultural da região, para que os participantes a ela adiram com satisfação e a recomendem.porEvento de desportoTurismo de desportoA gestão da Meia Maratona Douro Vinhateiro: Qualidade de serviços e intenções de recomendação dos participantesjournal article10.5628/rpcd.18.01.53