Leal, DiogoLima, MadalenaGonçalves, Francisco2014-10-212014-10-212013http://hdl.handle.net/10400.24/156A Educação Física, área multidisciplinar de extrema importância no desenvolvimento da criança/adolescente na sua futura inserção na sociedade, como adultos desportivamente cultos, comprometidos e competentes e com princípios psicossociais bem vincados, tem vindo a sofrer uma série de impactos altamente negativos. Contiguamente, os alunos não compreendem a globalidade da importância que a educação física apresenta, ao longo dos vários ciclos de ensino. Dada a crescente preocupação em controlar a eminente sedentarização e os consequentes problemas provenientes da referida na saúde dos jovens da atualidade, é essencial implementar hábitos de vida saudável, tendo a escola como ponto de partida. Está provado que modelos de lecionação que incluem o trabalho em grupo, estimulam a tomada de decisão e fomentam a responsabilidade do aluno, são fundamentos vigentes nas aulas de educação física. Assim, pretende-se com o presente estudo averiguar as conceções dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, no que diz respeito à disciplina de Educação Física e à implementação das recentes medidas educativas. Foram utilizados métodos quantitativos de observação de dados, através da realização de questionários focados nos índices de satisfação e concordância da amostra, tendo os mesmos sido tratados através do software IBM® SPSS® (Statistical Package for Social Sciences), versão 20.00, em modo de análise descritiva. A amostra é constituída por 467 participantes, dos quais 94,4% consideram a Educação Física uma disciplina importante. Do mesmo modo, afirmam que estar fisicamente ativo é fulcral a uma vida feliz e saudável, possibilidade fornecida pela prática regular de Exercício Físico, fomentada pela disciplina de Educação Física. Não obstante, verificou-se que a idade se apresenta como um importante fator maturacional, demonstrado pela maior importância dada pelos alunos à necessidade de vinculação da classificação de Educação Física na média final, verificando-se também, maior aceitação por parte da comunidade feminina.porA Educação Física como disciplina fundamental - globalidade conceptual e considerações dos alunosconference object