Amorim, Ana Rita da Cunha Pinho Noites2025-11-112025-11-112024-10-31http://hdl.handle.net/10400.24/2754As dificuldades na aprendizagem da leitura afetam significativamente o desempenho académico dos alunos, daí a sua identificação e intervenção atempadas serem essenciais. Estas dificuldades podem persistir ou emergir em anos mais avançados, destacando a necessidade de intervenções específicas para alunos mais velhos. Neste enquadramento foram organizados dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivos identificar alunos do 5.º ano de escolaridade em risco ou com dificuldades na leitura, bem como caracterizar o perfil de desempenho na leitura de alunos do 5.º ano identificados em risco ou com dificuldades na leitura. Participaram no estudo 67 alunos do 5.º ano sujeitos anteriormente a um rastreio universal. Recorreu-se a um questionário sociodemográfico, ao Teste de Leitura de Palavras – TLP (Viana et al., 2014) e ao Teste de Avaliação da Fluência – TAF (Rodrigues et al., 2022). Os resultados revelaram um perfil de desempenho na leitura heterogéneo.porFluência de leituraDificuldades na aprendizagem da leituraIntervençãoFluência de leitura no 5.º ano de escolaridade: caracterização e avaliação dos efeitos de um programa de intervençãomaster thesis