Almeida, Tiago Alexandre Ferreira dos Santos2023-11-222023-11-222023-01http://hdl.handle.net/10400.24/2412O foco deste documento vai ser em modela¸c˜ao 3D e anima¸c˜ao, o uso das ferramentas do motor de jogo para a implementa¸c˜ao de ´audio nas personagens, inimigos, NPCs e mapas. Vai ser apresentado a hist´oria dos videojogos, o processo de fazer um videojogo, os v´arios tipos de motores de jogos, como contar hist´orias atrav´es de videojogos e as v´arias ferramentas para a cria¸c˜ao de personagens, anima¸c˜oes e implementa¸c˜ao de ´audio. Vai haver um cap´ıtulo de desenvolvimento que vai apresentar o contexto narrativo do jogo e como ser´a aplicado na pr´atica. Ir´a detalhar os processos feitos para a cria¸c˜ao de modelos 3D, as ferramentas encontradas para a cria¸c˜ao de materiais e texturas e como criar um “esqueleto”que permite mover a figura criada e criar anima¸c˜oes.porDefinição dos videojogosHistória dos videojogosMotores de JogosNarrativaCriação de Recursos 3D e Implementação de ´Audio num Videojogo (The Abyss)master thesis